Programa de Pós-Graduação em Moda


O Pré-Projeto da Dissertação do Mestrado em Design de Vestuário e Moda
 
O projeto de pesquisa do Mestrado na Modalidade Profissional tem características próprias por tratar-se de pesquisa aplicada na solução de problemas específicos ou novos desafios para produtos e processos. O propósito do Mestrado em Design de Vestuário e Moda é aplicar nas empresas/organizações/entidades, na economia criativa, nos setores de moda (têxtil e confecções, gemas e joias, couro, calçados e artefatos), marketing, comunicação e produção de moda, entre outras áreas afins, os resultados do conhecimento produzido na Universidade. Neste sentido, o projeto de pesquisa dos futuros mestrandos deverá focar na “solução de problemas reais” contribuindo para fins práticos, atendendo às demandas de produção do conhecimento científico e tecnológico de projetos de produtos e atividades produtivas, de gestão e de inovação, no campo do design e da moda. Os conhecimentos a serem produzidos durante o curso poderão ser a resposta e/ou as soluções de necessidades encontradas nas organizações acima mencionadas, possibilitando que estas os apliquem, o que lhes gerará e criará valor. Portanto, os mestrandos deverão ser capazes de localizar e reconhecer problemas de pesquisa que atendam às demandas do mercado de trabalho ou da sociedade.
 
Como explicado acima, o pré-projeto não abrange somente empresas. Visando um melhor entendimento da “solução de problemas reais”, apresenta-se um exemplo, em uma comunidade pesqueira:
 
Situação-Problema
A comunidade da praia Costa Leste (nome fictício) da Região da Grande Florianópolis, tem como principal atividade econômica a pesca artesanal. Apesar desta atividade assegurar por muito tempo a sobrevivência da comunidade, a redução dos recursos pesqueiros incentivou a busca por atividades econômicas diferentes das que tradicionalmente realizavam, para aumentar a renda familiar. Como a praia é muito freqüentada pelos turistas, vários produtos já são comercializados, entre eles artesanatos feitos pela comunidade: a canoa açoriana, o boneco de cerâmica, chapéu e cinto de crochê, flores e cortinas com conchas, chapéu e bolsas de palha. Estes produtos também são encontrados em outras comunidades próximas, indicando a necessidade de criações artesanais, que a diferencie das demais.
Com a utilização de novas matérias primas, a comunidade da praia Costa Leste poderia inovar e diferenciar os produtos de suas criações e torná-los mais atrativos, valorizando a cultura local e aprimorando os produtos. Na produção dos artesanatos pode ser aproveitada, por exemplo, a pele dos peixes que são vendidos pelos pescadores como filé. Pode-se reaproveitar a pele da tilápia, que é descartada. O couro de peixe beneficiado pode ser utilizado na confecção dos acessórios, já produzidos na comunidade (bolsas, chapéu, cintos, carteiras), obtendo produtos únicos com a forma e textura das escamas. Diante deste contexto, chegou-se ao seguinte problema de pesquisa: como aplicar procedimentos artesanais de curtimento e beneficiamento do couro da tilápia para a confecção de produtos artesanais na comunidade da praia Costa Leste?
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­____________________________

As pesquisas devem atender às demandas do mercado de trabalho ou da sociedade. As empresas podem indicar problemas que precisam ser solucionados no chão de fábrica ou em outros setores. Com base em informações, organizaram-se alguns exemplos, apenas para ativar ideias. Não são sugestões, pois somente as empresas são capazes de falar sobre seus problemas.
- Desenvolver novos produto e processos;
- Criar a identidade visual da marca;
- Criar novos produtos para venda exclusivamente on-line;
- Propor modelo para o controle das etapas produtivas em empresas de confecção;
- Criar modelos que possam conduzir e reorientar P&D para novas tecnologias e patentes;
- Propor modelo de Gestão Visual das etapas do desenvolvimento de produto;
- Criar peças com processos artesanais com design, que sejam objeto de desejo;
- Aplicar Design Inovador em malhas multifuncionais (são estruturas capazes de desempenhar  diversas funções em simultâneo, utilizando fibras com distintas características) para serem aplicadas no vestuário e nos equipamentos esportivos;
- Desenvolver materiais têxteis comfibras funcionais;
- Propor vídeos para apresentação do catálogo de produto;
- Desenvolver propostas para desenho 3D de peças de vestuário;
- Criar novos instrumentos e técnicascientíficas especializadas (consultorias, testes de validação e serviços);
- Propor novos produtos a partir do reaproveitamento de resíduos e sobras têxteis da empresa;
- Viabilizar um projeto de corners /quiosque para produtos e acessórios de moda;
- Desenvolver layouts de ambientes que inspirem as equipes de criação da empresa;
- Com base nos produtos e necessidades da empresa, estabelecer critérios a serem adotados para selecionar empresas terceirizadas, critérios para medir o grau de qualidade dos serviços prestados e a qualidade dos produtos percebida pelo cliente;
- Organizar o cadastro das facções de jeans para obter maior conhecimento sobre a capacidade produtiva, infraestrutura e responsabilidade social;
- Economia Criativa e colaborativa;
- Desenvolver projetos em parceria com as indústrias têxteis/vestuário e comunidades locais visando atrair, reter e cultivar artesões criativos para inserçao no mercado de trabalho ou negócios próprios.

 
Centro de Artes - CEART / Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001 / Telefone: (48) 3664-8300
© 2010-2012 SETIC - UDESC