Programa de Pós-Graduação em Teatro

Adriana Maria dos Santos – Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. Milton de Andrade Leal Junior

Disability ou Samuel Beckett e a pintura

Resumo:
 Esta pesquisa parte do texto de autoria do escritor irlandês Samuel Beckett acerca da obra dos irmãos Abraham e Gerardus van Velde em meados do século XX. A análise de Beckett sobre esses artistas contém uma gama de conceitos e considerações críticas que fundamentam esta pesquisa teórica sobre pintura e de onde parte a reflexão em torno da representação e dos termos utilizados pelo autor de referência, sendo estes: fracasso, impedimento e desmoronamento. Estes permeiam toda a pesquisa e são pensados na pintura contemporânea com base em dois pintores, Jean Rustin e Margherita Manzelli, nos quais o corpo entendido aqui como corpo transgressor e inominável encontra correspondência nos personagens beckettianos. Esta abordagem é desdobrada pela interlocução com outros autores a fim de chegar-se ao termo Disability e os conceitos de contaminação e monstruoso como condição dentro da arte contemporânea, mais precisamente no teatro e na pintura, que desborda os termos informe, fracasso e impedimento suscitando um olhar “mais-além” sobre os conceitos elaborados pelo autor de referência.

Banca de Defesa: Prof.ª Dr.ª Anita Prado Koneski (UDESC), Prof.ª Dr.ª Sandra Meyer Nunes (UDESC), Prof. Dr. Luiz Fernando Ramos (USP) e Prof. Dr. Nestor Habkost (UFSC).
Data da Defesa: 27/05/2013
[TESE]


Cláudia Muller Sachs
Orientador: Dr.Edélcio Mostaço

A imaginação é um músculo : a contribuição de Lecoq para o trabalho do ator 

Resumo :
Este estudo trata da questão da imaginação no trabalho do ator, incitado por aspectos da pedagogia de Jacques Lecoq. A pesquisa teve por objetivo uma melhor compreensão de minha experiência como atriz, diretora, preparadora corporal e professora por meio da análise conceitual de aspectos dessa pedagogia. São trabalhos práticos baseados em exercícios codificados, inspirados pela mímica e pelo mimismo e improvisações que tomam a natureza e sua dinâmica intrínseca como tema principal. A noção de Fundo Poético Comum é apontada como a visão fundamental dessa pedagogia, servindo como inspiração para a imaginação do ator, na medida em que associa sua dinâmica a seus movimentos. Tal noção é abordada com base em pressupostos oriundos das ciências naturais, da filosofia e do pensamento oriental, pautando-se principalmente em autores como Gaston Bachelard, Marcel Jousse, Henri Bergson e Fritjov Capra. Notadamente designada para o tipo de teatro no qual a importância da prática corporal sobrepõe-se à do texto falado, do qual pode até prescindir, essa pedagogia visa instrumentar o artista das artes cênicas em suas diferentes funções, e o ator é incentivado a desenvolver uma atitude de autor do seu trabalho. São estabelecidas relações com aspectos históricos do teatro francês do século XX e com as abordagens sobre a imaginação no trabalho do ator em Stanislavski e Chekhov, assim como o questionamento sobre a atuação enquanto performer ou ator presentes nos estudos teatrais contemporâneos. O estudo foi estruturado pela organização da prática em si, mantendo as etapas de apresentação, alongamento, aquecimento, improvisação e criação, tomando como corpus de análise experiências como aluna na École International de Théâtre Jacques Lecoq, como diretora dos espetáculos "O Baile dos Anastácio" e "O Defunto", como atriz de "Gueto Bufo", como professora em várias oficinas de teatro, assim como depoimentos de colegas, alunos e atores envolvidos nesses processosBanca de Defesa: Prof.ª Dr.ª Anita Prado Koneski (UDESC), Prof.ª Dr.ª Sandra Meyer Nunes (UDESC), Prof. Dr. Luiz Fernando Ramos (USP) e Prof. Dr. Nestor Habkost (UFSC).

Data da Defesa:
[TESE]


Gerson Praxedes Silva
Orientador: Edélcio Mostaço

Por que a antiga musa ainda canta? : estudo narrativo, documental e reflexivo sobre três encenações brasileiras da obra os Lusíadas, de Luís de Camões

Resumo :
O objetivo desta tese é estudar três encenações teatrais brasileiras que possuem como ponto de partida comum a obra Os Lusíadas, do poeta português Luís de Camões. Essas montagens ocorreram em São Paulo, Brasil, em períodos distintos, compreendidos entre a segunda metade do século XX e o início do século XXI. A primeira é a de Celso Nunes, com adaptação de Carlos Queiroz Telles, em 1972. Iacov Hillel assinou a direção da segunda montagem, adaptada por José Rubens Siqueira, em 2001. O terceiro espetáculo foi dirigido por Márcio Aurélio e adaptado por Valderez Cardoso Gomes, também em 2001. O que as torna objeto de pesquisa relevante para o Teatro Brasileiro e para a literatura sob o ângulo da Estética Teatral e da História do Espetáculo são as múltiplas leituras artísticas inseridas em circunstâncias históricas distintas. Nas transcriações para a cena, a partir de uma obra não destinada ao palco como Os Lusíadas, transparecem as relações entre as linguagens e as significações dos espetáculos e da obra literária. Este estudo busca reconstituir três possibilidades diferenciadas de encenação e de adaptação teatral, as quais deram voz e formas cênicas às ideias e aos ideais da poesia clássica. O trabalho apoia-se em teorias teatrais de Patrice Pavis e de Anne Ubersfeld, em historiadores como Werner Jaeger e Jacques Le Goff, em estudiosos camonianos como José Maria Rodrigues e Segismundo Spina, e em outros nomes que se destacam no que concerne ao tema estudado. Desse modo, as análises pontuam aspectos sobre esses espetáculos, sobre essas adaptações dramatúrgicas e sobre o texto original, o qual serviu de matéria-prima para as novas criações. Ao estabelecer pontos específicos de cada linguagem e navegar pelo amplo dialogismo espetacular e intertextual conformado, o horizonte que se mostra aponta a encenação teatral como obra de arte autônoma.

Data da Defesa:
[TESE]


Ismael Scheffler – Currículo Lattes
Orientador: Prof. José Ronaldo Faleiro, Dr.

O LABORATÓRIO DE ESTUDO DO MOVIMENTO E O PERCURSO DE FORMAÇÃO DE JACQUES LECOQ

Resumo:
 A presente pesquisa tem como foco o Laboratório de Estudo do Movimento (LEM), ligado à Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq, em Paris, França. Como forma de identificar fundamentos do LEM, é proposto um estudo histórico do percurso de formação de Jacques Lecoq, observando os contextos pedagógicos e artísticos em que esteve inserido que foram determinantes para a elaboração de sua pedagogia. São examinados diferentes períodos: a formação, na Escola do Polo de Bagatelle, como monitor de Educação Física e em fisioterapia, durante a II Guerra Mundial, e os meses de refúgio, no final da guerra, com o grupo Les Aurochs (1941 a 1944); os cursos na Associação Travail et Culture (TEC) durante a Liberação e a incursão pelo interior da França com Les Compagnons de La Saint-Jean (1944 a 1945); e o início no teatro profissional junto a trupe Les Comédiens de Grenoble (1945 a 1947). O estudo explora também as experiências docentes de Lecoq anteriores à criação do LEM, considerando quatro instituições: a Associação Éducation par le Jeu Dramatique (EPJD) (1947 a 1948); o Teatro Universitário de Pádua e a Escola do Piccolo Teatro de Milão, na Itália (1948 a 1953); a criação, em Paris, de sua escola de teatro (a partir de 1956), enfocando especialmente nos primeiros vinte anos de sua existência, até a criação do LEM (em 1976), e analisando diversos aspectos relacionados a pedagogia de Lecoq. A pesquisa apresenta informações históricas da criação do LEM, da experiência de Lecoq como professor na Escola de Arquitetura – Unidade Pedagógica n. 6 (UP6) (entre 1969 a 1988), à contribuição de Krikor Belekian, cofundador do LEM, e de Pascale Lecoq. Dedica-se a observar diferentes aspectos da estrutura, do programa e da metodologia aplicados no ano letivo de 2010-2011. Por fim, são analisados alguns fundamentos da pedagogia de Lecoq presentes no LEM, apurados a partir do estudo da trajetória de Lecoq sobreposta à prática por mim vivenciada como aluno do LEM (2010-2011): o Método Natural de Educação Física, de Georges Hébert; os princípios da éducation nouvelle; a máscara; o mimo; e a Antropologia do Gesto, de Marcel Jousse. O estudo é realizado a partir de revisão historiográfica, de história oral, de pesquisa de campo, de análise documental, de estudo conceitual e teórico. A pesquisa demonstra que a pedagogia do LEM é resultante de um processo de articulação e enriquecimento de diferentes influências recebidas por Jacques Lecoq, conduzindo a uma proposta pedagógica de ensino da Arte.

Banca de Defesa: Prof. Dr. José Ronaldo Faleiro (Orientador- UDESC), Profa. Dra. Inês Marocco (UFRGS), Profa. Dra. Nara Keiserman (UFRJ) e Prof. Dr. Milton de Andrade (UDESC), Prof. Dr. Valmor Beltrame (UDESC).
Data da Defesa: 04/03/2013
[TESE]


Marisa de Souza Naspolini – Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. Milton de Andrade

Fronteiras em movimento: subjetividade nômade e espaços intersticiais
no projeto Magdalena

Resumo:
 Esta tese investiga a ocupação de espaços intersticiais na criação de artistas ligadasao Projeto Magdalena – rede internacional de mulheres de teatro – entendendo que
a diluição de fronteiras entre linguagens, entre culturas, entre gêneros, entre geografias e línguas tem contribuído para a criação de trabalhos genuínos e de forte carga autoral, permeados por uma intensa relação com a alteridade. A noção de espaço intersticial, ou espaço do entre, é discutida a partir de vários autores, promovendo um diálogo interdisciplinar. O conceito de sujeito nômade, cunhado pela filósofa italiana Rosi Braidotti, é utilizado como uma noção que ajuda a pensar as questões lançadas pelo in-between a partir de uma perspectiva da subjetividade feminina. No decorrer de todo o texto, são apresentados trabalhos de artistas ligadas à rede visando discutir ou evidenciar estes aspectos. No terceiro capítulo é proposta uma análise mais minuciosa do processo criativo das atrizes/diretoras Jill Greenhalgh e Julia Varley com o intuito de observar os procedimentos adotados em seu percurso e o que eles geram na cena. Aspectos ligados à forma de organização em rede também são analisados, como a horizontalidade, o descentramento e o deslocamento de fronteiras, visando averiguar a hipótese de que o fenômeno rede, enquanto sistema organizacional, reverbera na forma de criar de suas integrantes e também o contrário: aspectos presentes na criação artística, como o uso de
linguagens híbridas e identidades múltiplas, reverberam na e modificam a estrutura
reticular, num fluxo contínuo de contaminação mútua.

Banca de Defesa: Prof. Dr. Matteo Bonfitto (UNICAMP), Profa. Dra. Lucia Sander (UnB), Profa. Dra. Maria Brígida Miranda (UDESC) e Prof. Dr. André Carreira (UDESC).
Data da Defesa: 16/05/2013
[TESE]


Paulo César Balardim Borges – Currículo Lattes
Orientador: Profº Dr.Valmor (Nini) Beltrame

DESDOBRAMENTOS DO ATOR, DO OBJETO E DO ESPAÇO

Resumo:  
O objetivo desta tese se instaura no aprofundamento das questões relativas às variadas relações que se estabelecem entre o ator, o objeto e o espaço. Para isso, são consideradas as evoluções teatrais contemporâneas e a perspectiva de constituição do sujeito cênico através de processos de acoplamento e disjunção que envolvem o corpo humano e o objeto inanimado. Permeando o assunto proposto, elencam-se o entendimento da animação como ferramenta teatral para construção de sentidos e produção de presenças ficcionais, a possibilidade de desvios de função nos elementos constituintes da cena como recurso expressivo e a construção de sistemas míticos através da elaboração de imagens metafóricas dinâmicas. Como material de reflexão sobre as temáticas abordadas, foram utilizados quatro espetáculos teatrais brasileiros - que ainda continuam em circulação no repertório das companhias - que se valem da animação e que foram produzidos e encenados no primeiro decênio do ano 2000. O estudo aponta as possibilidades do trabalho do ator integrado com a expressividade dos objetos e do espaço, convergindo num produto híbrido de nova significação.

Banca de Defesa:   Profº Dr. Valmor (Nini) Beltrame UDESC, Profº Dr. José Ronaldo Faleiro UDESC, Profª Drª Sandra Meyer Nunes UDESC, Profª Drª Amabilis de Jesus da Silva Unespar-FAP, Profº Dr. Mário Ferreira Piragibe UFU.
Data da Defesa: 05/09/2013
[TESE]

 
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