Programa de Pós-Graduação em Teatro

Maria Betânia Silveira – Currículo Lattes
Orientador: Milton de Andrade Leal Jr.

TELLUS: PERFORMANCE E TEATRALIDADE COM A ARGILA E A CERÂMICA

Resumo:
 A presente tese investiga os componentes das performances realizadas com a argila e com a cerâmica como parceiras de cena e suas possíveis teatralidades. Considera-se que o deslocamento da performatividade própria do fazer artístico com a argila e a cerâmica pode compor uma expressão cênica e visual, e emanar teatralidades diversas acionadas pela intencionalidade do artista em diálogo com a matéria eleita, formante e formadora no processo do fazer, possibilitando o surgimento nessa relação do outro ligado ao imaginário. O estudo é realizado a partir do desenvolvimento de experimentos performáticos próprios analisados reflexivamente e relacionados a outros trabalhos performáticos de artistas visuais como Ana Mendieta, Celeida Tostes, Miquel Barceló e Josef Nadj. A investigação tem a fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty como diretriz metodológica, o que compreende viver a experiência, descrevê-la e refletir sobre seus resultados. Para compreensão da performance, de acordo com os estudos de Richard Schechner, parte-se do conceito de comportamento restaurado, que implica no entendimento de que, na arte, gestos e ações se repetem e ligam sentidos do presente aos do passado, e que esta relação com a terra e seus elementos transformados presta-se à reiterada revelação do ser humano.

Banca de Defesa: Prof. Dr. Milton de Andrade Leal Jr. (Orientador - UDESC), Prof. Dr. Valmor Beltrame (Presidente da Mesa - UDESC), Profª. Drª. Anita Prado Koneski (UDESC), Profª. Drª. Alai Garcia Diniz (UFSC), Prof. Dr. José Ronaldo Faleiro (UDESC) e Prof. Dr. Jardel Sander da Silva (PUC MINAS)
Data da Defesa: 10/03/2014
[TESE]


Melissa da Silva Ferreira – Currículo Lattes
Orientador: Matteo Bonfitto Júnior

CECI N'EST PAS UN ACTEUR: CORPO, PERCEPÇÃO E EXPERIÊNCIA NA CENA E NA PEDAGOGIA DA SOCÌETAS RAFFAELLO SANZIO.

Resumo:
 Este estudo aborda as articulações entre a criação artística, o ensino do teatro e a formação do ator nas práticas artísticas da companhia teatral italiana Socìetas Raffaello Sanzio, tendo como eixo principal questões relativas à percepção, à experiência e à materialidade do corpo. Algumas obras, processos artísticos e laboratórios são analisados com o intuito de entender tais articulações nos trabalhos de Romeo Castellucci, Chiara Guidi e Claudia Castellucci. Este estudo discute também o papel de destaque da infância no percurso da companhia, devido ao modo particular da criança de estar em cena e de ver o mundo e a arte. A primeira parte do trabalho consiste em uma breve apresentação do trabalho da Socìetas Raffaello Sanzio. No segundo capítulo, as práticas artísticas e pedagógicas abordadas evidenciam a peculiaridade dos trabalhos de cada um dos membros fundadores da companhia. O terceiro capítulo aborda obras, laboratórios e processos criativos observados no Teatro Comandini, em Cesena (Itália), sede da companhia. O quarto capítulo busca articular os conteúdos que emergiram das práticas observadas, descritas e analisadas nos capítulos precedentes. Este estudo reconhece que a peculiaridade do trabalho realizado pela Socìetas Raffaello Sanzio está em borrar os limites entre a experiência cênica e o processo de aprendizagem, entre a atuação e a fruição, entre a criação artística e a produção de saberes. Estas características contribuem para um novo pensamento sobre o ensino do teatro e a formação do ator, no qual haja articulações e contaminações entre os procedimento, mecanismos e estratégias da pedagogia do teatro e do teatro contemporâneo.

Banca de Defesa: Matteo Bonfitto Júnior (Orientador), Flávio Augusto Desgranges Carvalho (USP), Luiz Fernando Ramos (USP), Beatriz Ângela Vieira Cabral (UDESC), José Ronaldo Faleiro (UDESC).
Data da Defesa: 09/05/2014
[TESE]


Zilá Maria Muniz – Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. André Luiz Antunes Netto Carreira.

A IMPROVISAÇÃO COMO UM ELEMENTO TRANSFORMADOR DA FUNÇÃO DO COREÓGRAFO NA DANÇA

Resumo:
 Esta tese discute a improvisação como elemento transformador da função do coreógrafo na dança que reflete em processos colaborativos de criação, que pressupõe a participação de todos os envolvidos no trabalho de composição que a partir de suas competências artísticas tem espaço legítimo para criação. A pesquisa desenvolve uma trajetória teórica que atravessa campos distintos, da filosofia para a pesquisa em dança para ilustrar e compreender o papel da improvisação na formação do sujeito e situá-lo no espaço da experiência. Para isso faz referência à teoria da “ética da existência” e o “cuidado de si” elaborados por Michel Foucault, e à Danielle Goldman, que sugere a prática da improvisação como uma prática de liberdade. A análise do processo de criação é considerada a partir de várias instâncias e, para isso, este estudo faz um mapeamento das experiências e dos dispositivos de procedimentos e processos colaborativos de composição propostas pelas vanguardas da década de 60 e suas implicações na transformação da noção de dança. Reflete sobre o fenômeno da improvisação como técnica de dança e como causa da transformação e do fortalecimento dos coletivos e do seu uso nos processos de criação, com a análise detalhada do processo da improvisação. Os conceitos de “linguagem”, “sentido” e “afecto” são discutidos para traçar um percurso que delineia o meu pensamento enquanto coreógrafa e por onde se
dá a dramaturgia e a construção de sentido na dança nos processos onde exerço a função de coreógrafa. Além disso, considero em que estado a dança se apresenta a mim e afeta a minha imaginação como ponto de partida para um processo de invenção e de montagem. Busco, ainda, analisar as transformações nos conceitos de coreografia, de coreógrafo e alguns princípios e práticas pertencentes ao universo de composição diante do panorama que se configura na criação. Por fim, nesta mesma direção, porém com uma perspectiva voltada para os processos de duas montagens do Ronda Grupo, descrevo partes dos procedimentos das técnicas de criação e do trabalho de construção de sentido nos espetáculos Socorro (2008) e Lugar nenhum (2010). Para tanto, trago para a discussão os conceitos de “Ritornelo” e “Fabulação” de Deleuze e Guatarri como forma de problematizar a forma criativa da improvisação, ou o movimento da criatividade.

Banca de Defesa: Prof. Dr. André Luiz Antunes Netto Carreira (Orientador - UDESC), Prof. Dr. José Ronaldo Faleiro (UDESC), Prof. Dr. Stephan Baungartel (UDESC), Profª. Drª. Idamara Freire (UFSC), Profª. Drª. Suzana Weber (UFRGS).
Data da Defesa: 28/07/2014
[TESE]

 
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