Programa de Pós-Graduação em Teatro

Afonso Nilson Barbosa de Souza - Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. Edélcio Mostaço

DRAMATURGIA CONTEMPORÂNEA CATARINENSE - Aspectos pós-modernos na dramaturgia catarinense a partir da década de 90

Resumo: Esta dissertação pretende demonstrar a presença de elementos pós-modernos na dramaturgia produzida em Santa Catarina, a partir da década de 1990, através da análise da obra dramatúrgica de quatro autores com produção constante no estado:André Silveira, Carlos Silva, Fábio Brüggemann e Rogério Christofoletti. Para tanto, inicialmente, traçamos uma série de definições do pós-modernismo e da pós modernidade,utilizando alguns dos mais proeminentes estudiosos da área na atualidade, como Frederic Jamenson, Kristian Kumar, Steven Coonor, David Harvey eL inda Hucheton. A partir destes conceitos e definições efetuamos um painel da dramaturgia contemporânea com enfoque em elementos pós-modernos, bem como uma análise conceitual dos principais procedimentos dramatúrgicos pós-modernos da atualidade, que por sua vez, também são utilizados na dramaturgia produzida em Santa Catarina. Deste ponto em diante efetuamos um breve panorama da dramaturgia catarinense na última década, para posterior inserção das análises das obras dos dramaturgos enfocados neste trabalho. A partir disso é possível inferir que a pós modernidade, como pudemos verificar nas várias definições que norteiam este trabalho, não se caracteriza como movimento localizado, mas como uma disseminação irrestrita de um estado, ou estágio da produção intelectual capaz de conviver e se infiltrar nas mais díspares culturas, meios de comunicação e modos de expressão, propondo assim uma via de mão dupla entre a produção artística periférica ou não, o que possibilita, embora não garanta, um conhecimento recíproco que ultrapasse avaliações de qualidade baseadas proximidade ou distância de grandes centros.

Banca de Defesa: Prof. Dr. Edélcio Mostaço; Prof. Dr. Clóvis Massa e Profa Dra. Beatriz Ângela Viera Cabral
Data da Defesa: 04/05/2007
[DISSERTAÇÃO]


Ana Rosa Tezza 
Orientador: Prof. Dr. José Ronaldo Faleiro

L’ÂGE D’OR [A IDADE DE OURO], 1975; LE TARTUFFE [O TARTUFO], 1995-96: ELEMENTOS DA COMMEDIA DELL’ARTE NO PROCESSO CRIATIVO DO THÉÂTRE DU SOLEIL

Resumo:
 Esta dissertação analisa as características da Commedia dell’Arte que foram fundamentais para a montagem de L’Age d’or [A Idade de Ouro] (1975) e em que medida o contato com essa forma teatral faz-se visível no trabalho do ator do Théâtre du Soleil e, a partir de então, na montagem de Le Tartuffe [O Tartufo] (1995-96). As montagens desses espetáculos se separam por duas décadas. Diferentemente de L’Age d’or [A Idade de Ouro], que é uma criação coletiva, Le Tartuffe [O Tartufo] parte de um texto da dramaturgia clássica francesa e foi dirigido por Ariane Mnouchkine. Nesta pesquisa é analisado o estilo da Commedia dell’Arte como referência para o trabalho do Théâtre du Soleil, no que diz respeito a sua constante busca por um “teatro teatralizado”. Os procedimentos mais abordados neste trabalho foram: o uso da máscara, o ritmo como elemento fundamental nas obras, assim como a priorização do jogo improvisacional do ator para a elaboração do espetáculo, além de questões organizacionais da companhia. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que discute aspectos históricos da Commedia dell’Arte, o ator como centro da cena, a dramaturgia centrada no uso de máscaras (vistas como possibilidade de recriar o mundo), a improvisação e a topicalidade, bem como os encontros do Théâtre du Soleil com a Commedia dell’Arte e o que permanece desse estilo nos procedimentos dessa companhia teatral. Essa investigação evidenciou a Commedia dell’Arte como referência fundamental para o Soleil, no qual a máscara é elemento de base para a formação do ator. Constatou-se que a improvisação está presente na atuação do ator dessa companhia teatral desde o momento de criação dos espetáculosL’Age d’or [A Idade de Ouro] e Le Tartuffe [O Tartufo] e faz parte até hoje do trabalho do Théâtre du Soleil, promovendo em seus espetáculos a arte de pensar, falar e celebrar o Homem.

Banca de Defesa: Prof. Dr. José Ronaldo Faleiro (Orientador); Prof. Dr. Valmor Beltrame e Profa Dra. Alai Garcia
Data da Defesa: 30/11/2007
[DISSERTAÇÃO]


Clodoaldo Calai - Currículo Lattes
Orientadora: Profa Dra. Vera Collaço

O TEATRO COMO ESPAÇO DE VISIBILIDADE E IDENTIFICAÇÃO - A trajetória do teatro na cidade de Concórdia/SC

Resumo:
 A cidade de Concórdia – SC entre os anos de 1970 e 1980 registrou uma significativa atividade teatral, caracterizada pela criação de vários grupos e de festivais teatrais. Os festivais geraram um momento de visibilidade da produção cênica local e estadual, tanto para a cidade de Concórdia quanto para o estado de Santa Catarina. Estes eventos construíam um espaço cênico na cidade e, através dele, o desejo de ir além do que cotidianamente era acessível à juventude local. Observo também, que os grupos teatrais, criados nas décadas de 1970 e 1980, em Concórdia, atuaram como elemento agregador e identitário de uma parte da juventude local, servindo de espaço de distinção de suas potencialidades artísticas. Neste trabalho resgato as origens da cidade, a colonização do Oeste de Santa Catarina, com o foco em Concórdia, bem como o inicio das atividades teatrais na cidade, com o intuito de apontar que no período, pesquisado para este trabalho, os jovens locais buscaram, através do teatro, uma identidade artística que os projetasse localmente, no estado, e preferencialmente além das fronteiras catarinenses, ou seja, romper com a exclusão artística do Oeste em relação ao sul, norte e litoral do estado. Por fim neste estudo procuro perceber como as políticas culturais, promovidas pelo Estado, interferiram na sobrevida, ou não, deste efervescer teatral ocorrido em Concórdia nas décadas em estudo.

Banca de Defesa: Profª Dra. Vera Collaço; Profa. Dra. Kátia Paranhos e Prof. Dr. Valmor Beltrame
Data da Defesa: 28/05/2007


Ive Novaes Luna - Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. José Ronaldo Faleiro

Música de festa para o encontro com Ilo Krugli

Resumo:
 Dissertação de Mestrado de Ive Novaes Luna, sob a orientação do Prof. Dr. José Ronaldo Faleiro, tem como objetivo uma reflexão a respeito da música do Teatro Ventoforte. Para tanto, no primeiro capítulo a pesquisa percorre um caminho que propõe proximidades entre a poesia presente nas letras das canções dos espetáculos do Teatro Ventoforte, escritas por Ilo Krugli, e as poesias de Federico García Lorca. São investigados os elementos oníricos, humanos e populares como ponto de intersecção da obra dos dois poetas-dramaturgos. Já o segundo capítulo traça paralelos entre a música dos espetáculos do Teatro Ventoforte e a música de festa tradicional do Brasil, uma vez que ambas trazem, para o evento de que participam, nítidos elementos de celebração. Para a elaboração do trabalho, foram desenvolvidos conceitos de poesia, festa, símbolos, mitos e ritos, predicados que constituem a poética do grupo desenvolvida durante os seus trinta e três anos de atividades. Ao analisar os elementos constitutivos da obra do artista estudado, o texto procura mostrar que o diretor, ator, poeta e artista plástico Ilo Krugli continua mantendo, junto ao Teatro Ventoforte, a opção por um trabalho construído coletivamente que tem o universo simbólico humano como matéria-prima.

Banca de Defesa: Prof. Dr. José Ronaldo Faleiro; Profa Dra. Gilka Girardello e Profa Dra. Márcia Pompeo Nogueira
Data da Defesa: 30/03/2007
[DISSERTAÇÃO]


Jaqueline Valdívia Pereira - Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. André Carreira

DENISE STOKLOS: Uma noção de ator: reflexões a partir do Teatro Essencial

Resumo:
 A presente dissertação discute o conceito de ator no Teatro Essencial de Denise Stoklos, a partir de um mapeamento da trajetória da artista desde seu começo, no estado do Paraná, até os dias de hoje. Tal mapeamento visa apresentar as transformações dos procedimentos técnicos e poéticos que, ao estabelecer uma nova relação entre o ator e seu ofício, culminam na consolidação do Teatro Essencial. Através de uma abordagem teórica e prática, este trabalho relaciona os procedimentos do ator concebido por Denise Stoklos com o que diz respeito ao desenvolvimento de outras expressões de atuação – em suas aproximações com a idéia de performer, ou ainda na confluência entre a mímica e a performance art.

Banca de Defesa: Prof.Dr. André Carreira; Profa Dra Verônica Fabrini e Prof. Dr. Milton de Andrade Leal Jr.
Data da Defesa: 24/08/2007
[DISSERTAÇÃO]


Josanne Pinheiro Tavares - Currículo Lattes
Orientadora: Profa Dra. Márcia Pompeo Nogueira

O TEATRO NA RELAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE

Resumo:
 A hipótese desenvolvida nessa dissertação é de que o teatro poderia contribuir para a relação escola-comunidade. Num primeiro momento, tentamos conhecer o tipo de relação escola-comunidade que vem se constituindo ao longo do século XX. Nesse longo processo, marcado pelo autoritarismo, mantêm-se ações contraditórias ora paternalistas, ora de controle social. Ainda hoje, estudos indicam a presença dos condicionantes do autoritarismo que dificultam a participação da comunidade na escola. Num segundo momento, buscamos um tipo de teatro que possa contribuir para o pleno exercício da cidadania, colaborando para a conscientização e mobilização do coletivo escola-comunidade. Para essa investigação utilizamos três modelos de teatro na relação escola-comunidade: - o teatro elaborado na escola e apresentado para a comunidade; - o teatro elaborado na escola com a colaboração da comunidade; - o teatro realizado por um coletivo que congrega escola e comunidade. Completa-se o ciclo de investigações com um Estudo de Caso de experiências teatrais realizadas na Escola Desdobrada João Francisco Garcez e NEI- Núcleo de Educação Infantil do Canto da Lagoa, ambas instituições pertencentes à rede pública municipal de Florianópolis. Identificamos, a partir de sua investigação, que pais, família, moradores do bairro, ex-alunos, diretora, professores se tornaram companheiros jogando, refletindo, decidindo, criando, construindo todas as etapas da elaboração de uma peça teatral. Uma das conseqüências decorrentes desse movimento coletivo foi a mudança significativa que aconteceu na escola de ensino fundamental do bairro que encontrava-se em péssimas condições. Nesse estudo se evidencia a possibilidade do teatro ser utilizado como meio de fortalecer as relações entre membros internos e externos à instituição educacional para que, juntos, possam alcançar conquistas políticas e pedagógicas vistas como prioritárias para o aumento da qualidade de ensino.

Banca de Defesa: Profa Dra. Márcia Pompeo Nogueira; Prof. Dr. Renan Tavares e Profa Dra. Cristina Tramonte
Data da Defesa: 13/02/2007


Magali Helena de Quadros -  Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. José Ronaldo Faleiro

Buscando Compreender a Função de Dramaturgista

Resumo: Este trabalho coletou, através de pesquisa bibliográfica, de meio eletrônico e de entrevistas, dados a respeito do dramaturgista: conceito, funções, atividades, relacionamento com o diretor, os atores, o autor, o público. Foram levantados também dados a respeito da importância e utilidade do dramaturgista e os aspectos considerados negativos ou dificuldades da atividade profissional.O resultado é um conjunto de informações organizadas. O trabalho também compara as atividades dos dramaturgistas brasileiros com aquelas dos europeus e norte-americanos.

Banca de Defesa: Prof. Dr. José Ronaldo Faleiro; Prof. Dr. Edélcio Mostaço e Clovis Dias Massa
Data da Defesa: 08/10/2007
[DISSERTAÇÃO]


Marisa de Souza Naspolini - Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. Milton de Andrade Leal Jr.

CONFISSÕES DO CORPO: COMPOSIÇÃO CÊNICA E DIÁLOGO POÉTICO COM A LITERATURA DE ANA CRISTINA CESAR

Resumo: Este estudo propõe a pesquisa teórica e a experimentação prática de processos compositivos do ator-dançarino na construção de material cênico, estabelecendo relações com elementos constitutivos da obra literária de Ana Cristina Cesar. A pesquisa está alicerçada no conceito de trabalho sobre si mesmo, compreendido como uma idéia fundamental no movimento de refundação da tradição do corpo cênico efetivado no decorrer do século XX. A partir deste entendimento, procura-se discutir a dimensão volitiva e consciente na busca de organicidade e precisão no trabalho de composição da ação física do ator-dançarino. Propõe-se, ainda, uma reflexão acerca do conceito de ator-dançarino, entendendo que se trata de uma noção híbrida instalada num campo investigativo que refuta a dualidade de alguns binômios firmados historicamente e avança em direção a uma terceira via possível, transicional, na qual movimento abstrato e ação figurativa dialogam na perspectiva de criação de uma dramaturgia pautada no movimento. No âmbito da prática, desenvolve-se um projeto laboratorial que consiste na experimentação de procedimentos criativos, através da composição de partituras físicas e vocais, em diálogo com textos e aspectos encontrados na prosa poética de Ana Cristina Cesar, como o caráter híbrido na forma poética, o intimismo, os “múltiplos eus”, a abordagem confessional e autobiográfica.

Banca de Defesa: Prof. Dr. Milton de Andrade Leal Jr.; Profa Dra. Maria Lucia de Barros Camargo e Profa Dra. Maria Brígida de Miranda
Data da Defesa: 29/06/2007
[DISSERTAÇÃO]


Mônica Siedler -  Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. Milton de Andrade Leal Jr.

AUTO-RETRATOS DE CINDY SHERMAN E TEATRALIDADE - UM ESTUDO PARA A COMPOSIÇÃO DO MOVIMENTO E MONTAGEM DA PERFORMANCE “1A”(UMA)

Resumo:
 Esta dissertação propõe a construção da performance IA (UMA), partindo do estudo teórico da teatralidade nos auto-retratos da artista plástica americana Cindy Sherman. A hipótese levantada é de que a teatralidade na obra de Sherman se evidencia pelo conjunto de suas fotografias, que revelam o jogo de transformação da auto-imagem da artista. O texto se divide em duas partes: a primeira, separada em dois capítulos, apresenta rapidamente artista e obra, para em seguida desenvolver, apoiada em bibliografia especializada das artes visuais, reflexões suscitadas pelos auto-retratos de Sherman, através das quais se problematizam a noção de identidade na contemporaneidade, assim como a idéia de arte e artista ligado à noção de originalidade e o caráter perfomático do corpo no retrato fotográfico. A partir da afirmação de Karen Henry de que a teatralidade é uma condição das imagens de Sherman, busca-se, com apoio nos escritos dos teatrólogos Josette Féral, Juan Villegas e Oscar Cornago, definir o termo teatralidade bem como os aspectos que evidenciam a teatralidade nos auto-retratos de Sherman. Já a segunda parte, separada em três capitulo, descreve os meios pelos quais a atriz-dançarina (e interprete-criadora) articulou a pratica laboratorial que culminou na performance IA (UMA). No primeiro capitulo resumem-se os principais aspectos elaborados na primeira parte. No segundo, apresentam-se as metodologias que guiarão a prática laboratorial e de montagem, metodologias apreendidas pela atriz-dançarina dentro de um grupo de pesquisa teórico prático. No terceiro capítulo, descreve-se o processo de montagem da performance, articulando a hipótese levantada na primeira parte com as metodologias descritas no capítulo dois.

Banca de Defesa: Prof. Dr. Milton de Andrade Leal Jr.; Prof. Dr. José Ronaldo Faleiro e Prof. Dr. Luiz Fernando Ramos
Data da Defesa: 26/10/2007
[DISSERTAÇÃO]


Robson Rosseto - Currículo Lattes
Orientadora: Profa Dra. Beatriz Ângela Viera Cabral

PEDAGOGIA DO TEATRO - Um estudo sobre a recepção

Resumo:
 Esta dissertação objetiva realizar um estudo sobre a recepção na área do ensino do teatro. Para a execução dela foi desenvolvida uma experiência sobre a recepção de uma peça teatral, envolvendo alunos da educação básica e público espontâneo. Se a recepção é um dos pólos do ensino do teatro, constatou-se por meio de entrevistas, as dificuldades do professor do Estado do Paraná quanto aos processos e às estratégias para trabalhar a recepção de espetáculos e a recepção de atividades teatrais em sala de aula. A investigação se valeu de um questionário que discriminou os principais eixos da montagem e suas respectivas características, para fazer um levantamento dos aspectos da encenação que causaram maior impacto no público. A fundamentação teórica esteve centrada na Estética da Recepção, especialmente no conceito de Horizonte de expectativas, desenvolvido por Hans Robert Jauss. Para tanto, realizou-se uma série de entrevistas com a encenadora do espetáculo Auto da Índia (Curitiba/2006), sobre o qual foi construído o questionário. O cruzamento dos dados revelou que as respostas mais significativas apontadas pelos espectadores não coincidiu com as expectativas da encenadora. Ao comparar os dois grupos pesquisados, comprovou-se que o espectador teve impacto em diferentes elementos da encenação. Este resultado permitiu discutir o potencial do uso de um questionário para explicitar as formas distintas de recepção demonstradas por um público. Nesse sentido, comprovou-se que o questionário é um recurso metodológico eficiente para o professor mediar a recepção, prática de fundamental importância para a formação do aluno espectador na área da pedagogia do teatro.

Banca de Defesa: Profa Dra. Beatriz Ângela Viera Cabral; Profa Dra. Vera Collaço e Prof. DR. Rafel Raffaelli
Data da Defesa: 18/10/2007
[DISSERTAÇÃO]


Roseli Maria Battistella - Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. Edélcio Mostaço

O JOVEM BRECHT E KARL VALENTIN: A cena cômica na república de Weimar

Resumo:
 O presente estudo propõe uma reflexão contemporânea por meio da análise e identificação da presença da comicidade na obra artística de Bertolt Brecht. Focalizam-se, sobretudo em sua prática teatral, as várias influências e experiências na fase inicial de sua produção artística em Munique, no período compreendido entre 1920 a 1925, quando conviveu com vários artistas, dentre eles o cômico Karl Valentin, de quem recebeu contribuições fundamentais para a elaboração de suas futuras obras, em que a ironia e o grotesco se apresentam. Procura-se, nessa pesquisa, compreender como Bertolt Brecht, sempre preocupado com a fruição estética da obra (deleitar e instruir), se apropria desses elementos e os recria, dando uma nova perspectiva a sua obra como elemento constitutivo de crítica.
Banca de Defesa: Prof. Dr. Edélcio Mostaço; Prof. Dr. José Ronaldo Faleiro e Profa Dra. Ingrid Koudela
Data da Defesa: 05/05/2007
[DISSERTAÇÃO]


Viviane Oliveira de Almeida - Currículo Lattes
Orientadora: Profa Dra. Vera Collaço

O TEATRO COMO EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM SANTA CATARINA

Resumo:
 A presente pesquisa teve como objetivo analisar os projetos de grupos teatraisque desenvolvem atividades extensionistas nas universidades catarinenses, com a intenção de identificar as universidades que estimulam, auxiliam e/ou promovem a prática teatral enquanto atividade de extensão universitária; identificar os grupos teatrais que desenvolvem atividade de extensão universitária em Santa Catarina; analisar o vínculo estabelecido entre o grupo teatral, a universidade e a comunidade; analisar o projeto teatral de grupos teatrais que desenvolvem seu trabalho em universidades catarinenses; e compreender o papel desempenhado pela atividade teatral enquanto extensão universitária, na contemporaneidade catarinense. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, exploratória. Durante a pesquisa realizada através de ukvgu da internet, guias de vestibulares e hqnfgtu de universidades foram identificadas 47 instituições de ensino superior e 769 cursos de graduação, no ano de 2005, em Santa Catarina. Neste trabalho foram levadas em consideração as instituições de ensino que possuíssem grupos teatrais enquanto forma de extensão universitária, e nesta etapa fechei a pesquisa num total de 10 grupos teatrais que atuam enquanto extensão nas universidades de Santa Catarina. A coleta de dados destes grupos teatrais foi realizada através de uma entrevista semi-estruturada, gravada com a autorização dos coordenadores. Através da análise dos dados obtidos junto aos coordenadores dos grupos extensionistas foi possível elaborar uma visão de como atuam, dos objetivos e dos anseios dos grupos teatrais que atuaram como extensionistas nas universidades de Santa Catarina, no ano de 2005, bem como identificar a relação que se estabeleceu entre as instituições superiores e estes grupos teatrais.

Banca de Defesa: Profa Dra. Vera Collaço; Profa Dra. Valdésia Pereira e Profa Dra. Márcia Pompeo Nogueira
Data da Defesa: 23/07/2007
[DISSERTAÇÃO]

 
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