Programa de Pós-Graduação em Teatro

Caroline Maria Holanda Cavalcante -  Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. Valmor Beltrame

A INTERPRETAÇÃO COM O OBJETO: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DO ATOR – ANIMADOR

Resumo:
 Este estudo se apóia na compreensão de que o teatro de animação sofreu intensas transformações no século XX. Nesse contexto, a técnica vem ocupando um importante espaço na prática do ator-animador, consolidando um conjunto de reflexões e saberes pertinentes ao trabalho desse intérprete. A pesquisa tem como foco o estudo dos princípios específicos à interpretação mediada pelo objeto, consistindo em organizá-los, tomando como referência as reflexões de autores especialistas nessa arte. Esse percurso investigativo foi enriquecido pelo diálogo com alguns espetáculos. Após as leituras e reflexões realizadas o material foi organizado em três eixos: o primeiro trata de questões pertinentes à relação entre o ator-animador e o objeto; o segundo eixo levanta reflexões sobre a neutralidade e o terceiro eixo trata de questões referentes ao movimento na animação do objeto.

Banca de Defesa: Prof. Dr. Valmor Beltrame (Orientador), Prof. Dr. José Ronaldo Faleiro, Prof. Dr. Felisberto da Costa
Data da Defesa: 11/12/2008
[DISSERTAÇÃO]


Christina Christoforo da Silva Filippin - Currículo Lattes
Orientador: Profa. Dra. Márcia Pompeo Nogueira

TEATRO LEGISLATIVO: ASPECTOS TEATRAIS, POLÍTICOS E JURÍDICOS

Resumo:
 A investigação científica apresentada tem como objeto central o Teatro Legislativo, de Augusto Boal. Primeiramente, buscou-se documentar a experiência realizada por Boal na época de seu mandato político enquanto vereador na cidade do Rio de Janeiro no ano de 1993, que teve como resultado a aprovação de leis municipais, originadas a partir de encenações teatrais. A partir da realização de oficina e entrevistas com pessoas que vivenciaram a experiência do Teatro Legislativo, e através de uma análise crítica dos aspectos estéticos, políticos e jurídicos dessa forma teatral, buscou-se verificar se o Teatro Legislativo seria um instrumento apto a ampliar a participação democrática no processo legislativo. Demais disso, buscou-se averiguar em que medida a dimensão teatral estaria diretamente relacionada com o grau de participação nas práticas de teatro legislativo. Por fim, comprovou-se que, além de oportunizar reflexão, compreensão e conseqüente inclusão de seus participantes, o Teatro Legislativo caracteriza-se como uma ferramenta transdisciplinar de atuação social.

Banca de Defesa: Profa. Dra. Márcia Pompeo Nogueira (Orientadora), Prof. Dr. Valmor Beltrame, Prof. Dr. Narciso Telles
Data da Defesa: 11/11/2008
[DISSERTAÇÃO]


Flávia Janiaski -  Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. André Carreira

PRODUÇÃO E GESTÃO NO TEATRO DE GRUPO COMO PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE AUTONOMIA

Resumo: A presente dissertação apresenta uma reflexão sobre os procedimentos de produção relacionados com o Teatro de Grupo. A pesquisa desenvolvida analisa os procedimentos de produção grupais enquanto formas de gestão autônoma associadas à articulação de zonas de autonomia características do trabalho de grupo. Para tanto analiso os procedimentos de três grupos nacionais: Grupo Galpão (MG); Grupo Imbuaça (SE); Companhia Carona (SC). Estes grupos constituem um universo polivalente no que se refere aos procedimentos de trabalho, e ao mesmo tempo representam zonas culturais distintas de “um certo” teatro produzido nas mega-capitais brasileiras – RJ e SP. A dissertação se propõe a delinear um perfil destes grupos, destacando suas afinidades e diferenças para identificar estratégias de produção e de organização administrativas que sirvam de alicerce na construção de autonomia destes grupos. Partindo do princípio de que o Produtor e Administrador Teatral são vistos como um elo entre o mercado, os artistas, o Estado e o público. E que estes - produtor e administrador – constituem o núcleo administrativo do teatro de grupo com a função de pensar estratégias de produção e distribuição do bem cultural, e este núcleo está intrinsecamente ligado ao processo de criação artística do mesmo. A principal questão a ser respondida é: como este produtor/gestor vai ultrapassar a lógica da arte de mercadoria para a arte com significação? Fazendo com que o projeto artístico defina o financiamento e não o financiamento defina o projeto artístico. Em segundo plano procuro delinear estratégias de produção que busquem a autonomia financeira e artística do teatro de grupo.

Banca de Defesa: Prof. Dr. André Carreira (Orientador); Profa. Dra. Vera Collaço; Prof. Dr. Fernando Mencarelli.
Data da Defesa: 18/08/2008
[DISSERTAÇÃO]


Heloise Baurich Vidor - Currículo Lattes
Orientador: Profa. Dra. Beatriz Ângela Vieira Cabral

DRAMA E TEATRALIDADE: EXPERIÊNCIAS COM O PROFESSOR NO PAPEL E O PROFESSOR – PERSONAGEM E SUAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DO TEATRO NA ESCOLA

Resumo:
 Esta pesquisa é sobre a metodologia do drama associada ao ensino do teatro na escola. São utilizadas duas experiências distintas para investigar o papel do professor na mediação de processos de drama. A estratégia do teacher in role é central na investigação e é explorada através de duas abordagens pedagogicamente diferentes: o professor no papel se refere às situações nas quais o professor discute uma função social como um parceiro dos alunos dentro do processo; o professor personagem se refere às situações aonde o professor traz um personagem, mantendo seu discurso e suas atitudes, a fim de desafiar o ponto de vista dos alunos. Estes procedimentos aproximam o papel do professor ao do ator, abrindo perspectivas tanto para a apropriação da linguagem teatral pelo aluno na sala de aula, quanto para a atuação do professor como co-atista - professor-ator - dentro do processo de ensino-aprendizagem do teatro.

Banca de Defesa: Profa. Dra. Beatriz Ângela Vieira Cabral (Orientadora), Profa. Dra. Vera Collaço, Prof. Dr. Flávio Desgranges
Data da Defesa: 03/11/2008
[DISSERTAÇÃO]


Melise Zanoni 
Orientador: Prof. Dr. Milton de Andrade

DARIO FO NO BRASIL: A RELAÇÃO GESTUALIDADE-PALAVRA NAS CENAS DE A DESCOBERTA DAS AMÉRICAS DE JÚLIO ADRIÃO E IL PRIMO MIRACOLO DE ROBERTO BIRINDELLI

Resumo:
 Esta pesquisa investiga em que dimensão a formalização de procedimentos provenientes do teatro-solo de linha física, no qual a cena é determinante do texto falado, oferece caminhos concretos para um problema específico da arte teatral: a relação gestualidade - palavra. Para a verificação das hipóteses e problematização do tema desta pesquisa, foram analisados dois trabalhos apresentados por grupos brasileiros que possuem como base para sua dramaturgia os monólogos escritos pelo ator e dramaturgo italiano Dario Fo: A descoberta das Américas, representado por Julio Adrião, dirigido por Alessandra Vannucci e produzido pelo Núcleo de Produção Leões de Circo Pequenos Empreendimentos do Rio de Janeiro, e Il Primo Miracolo, representado e dirigido por Roberto Birindelli, da Cia do Bebê de Porto Alegre. A pesquisa está centrada na análise de alguns elementos que constituem as partituras gestuais destes espetáculos e sua relação com o texto, tais como: repetição, fragmentação, quebras, descrição, criação de sentido, corporificação do texto e suas relações intertextuais.

Banca de Defesa: Prof. Dr. Milton de Andrade (Orientador ) , Profa. Dra. Neyde Veneziano, Profa. Dra.
Data da Defesa: 11/04/2008
[DISSERTAÇÃO]


Pablo Canalles - Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. José Ronaldo Faleiro

DOS PRINCÍPIOS DO ATOR: A ANÁLISE DA AÇÃO FÍSICA ATRAVÉS DA TRÍADE – PERCEPÇÃO – IMAGINAÇÃO – ADAPTAÇÃO, A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE KONSTANTIN STANISLÁVSKI

Resumo: O trabalho aqui apresentado procura investigar como se dá a construção das ações físicas, segundo o ator, diretor e pedagogo russo Konstantin Stanislávski, através da tríade percepção imaginação-adaptação, tendo em vista que essas três faculdades do ser humano são de fundamental importância para o trabalho do ator. A pesquisa visa a fazer um apanhado geral sobre a vida e a obra de Stanislávski, e como ele chegou à questão da ação física, buscando sempre uma atuação verdadeira e orgânica, tendo como fim a emoção do ator. Nesse sentido, fazem parte do trabalho uma investigação aprofundada sobre as leis do homem em ação – postuladas por Stanislávski e, aqui, relacionadas a cada uma das três faculdades – e a última grande contribuição do pesquisador russo à arte teatral: a análise ativa, que engloba as leis, a ação física e os demias elementos do Sistema. O mestre russo, ao fim de seus estudos, lega-nos a primorosa idéia de que a ação física é apenas um meio para a criação, que possibilita ao ator penetrar no seu próprio subconsciente e emocionar-se. Para Stanislávski, é através de uma série de ações realizadas pelo ator que o público pode ver a emoção percorrendo a cena.

Banca de Defesa: Prof. Dr. José Ronaldo Faleiro (Orientador), Profa. Dra. Vera Collaço, Profa. Dra. Elena Vássina.
Data da Defesa: 29/02/2008
[DISSERTAÇÃO]


Vanessa Gonçalves CurtyCurrículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. Edélcio Mostaço 

DO TEATRO E DA RECEPÇÃO IDELAIZADOS POR ARTAUD

Resumo:
 Este trabalho visa investigar a recepção e o teatro idealizados por Artaud. Mediante uma divisão periódica, examina suas influências, os projetos teatrais que anunciou e sua finalidade ao longo da sua vida, no intuito de descobrir qual teatro Artaud realmente buscava. Verificado que ele não imaginou diferentes teatros, mas que almejava criar um só teatro capaz de encerrar a metafísica ocidental, são analisados os alvos que Artaud estabeleceu no seu ataque a essa metafísica. Essa análise ajuda a descobrir que teatro ele de fato desejou fundar: um teatro ritual, que , ´como corpo sem órgãos”, produza transes, Porém, analisadas as questões do transe e do ritual, conclui-se que o teatro artaudiano assemelha-se aos rituais xamânicos em vários aspectos, mas com eles não se identifica completamente. Artaud parece preconizar um ritual que concretizasse o sonho gnóstico de desintegrar o universo material na fusão corpo-espírito. Esse teatro pode ser compreendido como um ritual tão somente, como produto de uma mente louca, e como um investida que antecipou a pós-modernidade. Se a recepção entrevista para o teatro imaginado por Artaud é a do estado de transe, ele sugere uma leitura na qual nervos e coração sejam mobilizados, o que remete à contra-interpretação de Susan Sontag, sendo ele um dos heróis furiosos da modernidade. Seu teatro serviu de modelo à formulação estética do teatro ritual e lançou as bases do teatro contemporâneo como um todo. Palavras-chave: Artaud, teatro, recepção, metafísica, corpo sem órgãos, ritual, transe, furor, pós-modernidade.

Banca de Defesa: Prof. Dr. Edélcio Mostaço (Orientador), Profa. Dra. Vera Collaço, Profa. Dra. Silvia Telesi
Data da Defesa: 22/02/2008


Waleska Regina Becker Coelho de Franceschi - Currículo Lattes
Orientadora: Profa. Dra. Beatriz Ângela Vieira Cabral

O CURRÍCULO OCULTO NO ENSINO DO TEATRO NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FLORIANÓPOLIS

Resumo:
 Esta dissertação investiga o currículo oculto observando as diferenças entre os discursos e práticas dos professores do ensino do teatro na Rede Municipal de Educação de Florianópolis. A intenção é examinar o currículo do teatro neste contexto e destacar ações pedagógicas que não estão explícitas nos documentos curriculares oficiais, mas que estão presentes nas práticas destes professores. Esta pesquisa restringiu-se aos professores efetivos de teatro que estavam atuando em sala de aula durante o processo de investigação; assim sendo, o trabalho se desenvolveu com base no processo de ensino de 10 docentes. As leituras dos teóricos que serviram de suporte para as questões conceituais deste estudo foram: Michel Foucault, Pierre Bourdieu e Henry Girroux. Neste âmbito, foi necessário examinar os documentos do currículo exposto para definir os elementos curriculares aqui entendidos como ocultos. O currículo exposto – parâmetros curriculares federal, estadual e municipal – foi apreciado, bem como os documentos das escolas onde aconteceram as investigações. As práticas recorrentes dos professores, que se revelam nas ações do fazer educacional e influenciam a formação social de seus alunos são aqui consideradas como o currículo oculto. Através do cruzamento das informações coletadas, documentos do currículo exposto e os dados quantitativos que resultaram dos questionários, com os dados qualitativos que resultaram das entrevistas e observações em sala de aula, foram possíveis observar distinções na práxis pedagógica, que revelam as diferenças entre o currículo exposto e o oculto.

Banca de Defesa: Profa. Dra. Beatriz Ângela Vieira Cabral (Orientadora), Profa. Dra. Vera Collaço, Prof. Dr. Sérgio Coelho Borges Farias
Data da Defesa: 19/12/2008
[DISSERTAÇÃO]

 
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