Programa de Pós-Graduação em Teatro

Ana Paula Moretti Pavanello Machado - Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. Edélcio Mostaço

Nos Terrenos da Cidade: Um Olhar sobre o Circo, o Circo-Teatro e o Parque-Teatro em Jaraguá do Sul nos Anos de 1920 a 1950

Resumo: Esta dissertação investiga as influências da presença do circo, circo-teatro e parque-teatro em Jaraguá do Sul, dentro do contexto de desenvolvimento e crescimento da cidade entre os anos de 1920 a 1950. Nesse sentido, a cidade e sua história são debatidas ao longo dos três capítulos que compõem este trabalho. Jaraguá do Sul, que foi fundada e colonizada por imigrantes e descendentes de italianos e alemães, era uma cidade de pequeno porte, com economia direcionada para as atividades agropecuárias. Os circos, circos-teatros e parques-teatros representaram uma das poucas opções artístico-culturais que vinham de fora da cidade. Durante os anos aqui enfocados, os jaraguaenses conviveram com diferentes situações políticas, tais como os reflexos da 1º Guerra Mundial, o Integralismo, a Ditadura Vargas, a 2º Guerra Mundial, entre outros. Todas essas situações foram fundamentais para o cotidiano da cidade e influenciaram a presença dos circos, circos-teatros e parques-teatros na cidade.

Banca de Defesa: Prof. Dr. Edélcio Mostaço (orientador); Profª. Drª. Vera Collaço (UDESC); Profa. Dra. Ermínia Silva (UNICAMP)
Data da Defesa: 10/05/2010      
[DISSERTAÇÃO]


Andréia Aparecida Paris - Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. Edélcio Mostaço

A Escuta do Sussurro: Percepção e Composição do Ritmo no Trabalho do Ator

Resumo:
 O presente trabalho discorre sobre a reflexão teórica-prática na composição de ações pedagógicas para o ator perceber, entender e compor ritmos em seu trabalho expressivo. Para tanto, primeiramente, faz-se um estudo sobre o conceito de ritmo na música, embasados em estudiosos como Mário de Andrade, Bruno Kiefer, Sérgio Magnani, Murray Schafer, entre outros, a fim de apreender a sua estrutura compositiva; e em práticas teatrais a partir de pesquisadores como Stanislavski e Meyerhold que tratam o ritmo como um elemento fundamental do trabalho do ator. Como uma possibilidade de ação pedagógica, propõe-se o conceito de escuta, apresentado e discutido por músicos ocidentais como John Cage, Pierre Schaeffer, Dalcroze e pela diretora norte americana Anne Bogart. A partir destes conceitos, reflete-se e se idealiza uma “escuta corporal dilatada”, uma “escuta do sussurro” como um meio de ampliar as habilidades do ator de percepção e composição do ritmo, em seu trabalho, expandindo a sua expressividade cênica. Além disso, relata-se a reflexão prática e os exercícios praticados na experimentação criada para esta pesquisa, como possibilidades de ações pedagógicas para o ator compor ritmos em cena.

Banca de Defesa: Prof. Dr. Milton de Andrade Leal Jr. (orientador); Prof. Dr. Guilherme Sauerbronn de Barros (UDESC); Profa. Dra. Janete El Haouli Santos (UEL).
Data da Defesa: 16/09/2010
[DISSERTAÇÃO]


Daiane Dordete Steckert Jacobs - Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. Milton Andrade Leal Júnior

SMOKED LOVE: Estudos sobre performance e dramaturgia do ator contemporâneo

Resumo:
 Esta presente pesquisa elabora uma reflexão sobre dramaturgia do ator contemporâneo e performance, contextualizando a produção teatral atual nos pressupostos do teatro pós-dramático, - conceituado por Hans-Thies Lehmann -, e tendo como experimento prático o espetáculo Smoked Love. Analisam-se as alterações essenciais do teatro dramático para o teatro pós-dramático, levando em consideração algumas transformações proporcionadas pela pós-modernidade na sociedade e nas artes. Neste contexto, são indicados ainda alguns princípios de atuação contemporânea percebidos no processo investigativo deste estudo. Smoked Love apresenta um triângulo amoroso irressoluto, liquefeito, virtualizado em suas relações, analisado aqui principalmete a partir dos estudos do filósófo e sociólogo Zygmunt Bauman, além de outros estudiosos da área da comunicação. O processo de criação do experimento cênico Smoked Love, que possibilitou a reflexão dialética entre teoria e prática neste estudo, também é registrado e analisado, tendo como foco a atuação da solista e suas relações com as diversas mídias do espetáculo.

Banca de Defesa: Prof. Dr. Milton Andrade Leal Júnior (orientador); Profª. Drª. Maria
Brígida de Miranda (UDESC); Prof. Dr. Alexandre Luiz Mate (UNESP).
Data da Defesa: 13/09/2010
[DISSERTAÇÃO]


Éder Sumariva Rodrigues - Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. André Carreira

A Dinâmica da Produção Teatral de Ruth Escobar: entre Estética e Poder, Arte e Resistência

Resumo:
 O presente trabalho tem como objetivo compor um panorama sobre a trajetória das produções teatrais de Ruth Escobar entre 1959-1981, período no qual a atriz/produtora realizou a maior quantidade de espetáculos, além de produzir três festivais internacionais de teatro. O texto aponta como a presença de Ruth Escobar no Teatro Brasileiro contribuiu significativamente para alavancar a produção cênica e oxigenar a estética teatral, seja através da realização de arrojados espetáculos, seja com a promoção de intercâmbios com encenadores internacionais. Na primeira parte deste se discute a construção da persona Ruth Escobar, os desafios enfrentados pela portuguesa em suas viagens pelo mundo e suas estratégias para converter situações adversas em conquistas, prática que utilizou ao longo de sua carreira como produtora. Essa dissertação aborda as primeiras experiências teatrais da atriz e empresária em São Paulo, e descreve a concepção e a execução de projetos teatrais, tais como o Teatro Popular Nacional, e a construção de seu próprio teatro, realizados em um contexto sociopolítico autoritário da ditadura militar. A segunda parte dessa pesquisa reflete sobre as dificuldades que Ruth Escobar enfrentou como produtora teatral para promover os três festivais de teatro na cidade de São Paulo nas décadas de 1970/1980, que constituíram importantes eventos para a cena nacional. O texto apresenta informações sobre os espetáculos apresentados nos festivais e relaciona esse material com o acompanhamento da crítica. Finalmente, a dissertação reflete sobre a inserção de Ruth Escobar e de sua prática artística e política como elemento de renovação da cena nacional.

Banca de Defesa:  Prof. Dr. André Carreira (orientador); Profª. Drª. Vera Collaço (UDESC); Profª. Drª. Kátia Paranhos (UFU)
Data da Defesa: 02/09/2010
[DISSERTAÇÃO]


Luciano Flávio de OliveiraCurrículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. José Ronaldo Faleiro

Representações culturais no Giramundo Teatro de Bonecos: um olhar de brincante sobre os textos, personagens e trilhas sonoras de um Baú de Fundo Fundo, Cobra Norato e Os Orixás

Resumo:
 Nesta dissertação observo de que maneira os artistas do Giramundo Teatro de Bonecos,grupo de Teatro de Animação de Belo Horizonte, Minas Gerais, se apropriaram de representações  culturais brasileiras — tais como “causos” e histórias, canções, danças, falares e regionalismos lingüísticos, lendas, mitos, personagens, crenças, práticas, costumes e fazeres — para a elaboração/composição dos textos, personagens e trilhas sonoras dos espetáculos Um Baú de Fundo Fundo (1975), Cobra Norato (1979) e Os Orixás (2001). No primeiro espetáculo, que é analisado no capítulo de abertura, noto tanto em seu texto, quanto em sua trilha sonora, a figuração escrita e oral do modo de falar, de pensar e de viver típicos dos habitantes do interior de Minas Gerais. Além disso, percebo representações de músicas do cancioneiro popular que se encontram entranhadas no imaginário de muitos brasileiros: cantigas de roda, de trabalho, de diversão, cantigas satíricas, brejeiras e sentimentais e também uma congada. Não obstante, dentre os bonecos dessa peça observo a figuração de personagens fantásticos, de contadores de histórias, de caipiras, de figuras representantes da ditadura militar brasileira e do desejo de liberdade de expressão e de pensamento. Enfim, ainda neste capítulo inicial, trago os conceitos de representação, culturas e iconografia. Já no Cobra Norato, montagem examinada no segundo capítulo, o Brasil é exaltado pelo grupo mineiro, que também aprofunda seus interesses em relação às culturas mestiças nacionais e hibridiza ― para a concepção de certos bonecos desta peça ― formas do artesanato brasileiro com formas e idéias artísticas internacionais. Aliás, as categorias mestiçagem, mestiço, hibridismo e sincretismo são confrontadas com a iconografia desses bonecos. Ademais, Cobra Norato traz ainda simbolizações de criaturas lendárias e mitológicas que habitam a imaginação dos brasileiros, em particular dos nortistas. Sem demora, no seu texto aponto vários regionalismos lingüísticos característicos dos habitantes da região do Amazonas e deparo-me com superstições e crenças populares, “causos” e histórias de animais, e, novamente, com as censuras. Por outro lado, na trilha sonora desta peça, ouço cantigas como a toada e o chorado na viola, e vários ruídos que sugerem o mundo animalesco, extraordinário e irreal da floresta amazônica. Por último, em Os Orixás, peça estudada no terceiro capítulo, o Giramundo celebra as culturas afro-brasileiras. Ademais, se apropria de aspectos artístico-culturais, ritualísticos e mitológicos do culto aos orixás. Aqui, encontra-se representado um panteão mitológico de deuses afro-brasileiros, do qual extraí uma amostragem representativa da beleza e riqueza dos seus paramentos, indumentárias, armas e jóias, assim como das gestualidades recorrentes em suas danças e de suas relações com o cotidiano dos humanos. O texto de Álvaro Apocalypse nos conta sobre as origens, lendas, paixões e ritos de alguns destes deuses. Por sua vez, na trilha sonora desta peça, percebo a presença de cantigas, ritmos e instrumentos da umbanda e do candomblé; assim como escuto canções sincréticas oriundas do choque entre cultos afro-brasileiros com práticas e crenças cristãs, ameríndias e espíritas. Finalmente, a partir destas canções, o conceito de sincretismo é aprofundado.

Banca de Defesa: Prof. Dr. José Ronaldo Faleiro (orientador); Prof. Dr. Valmor Nini Beltrame (UDESC); Prof. Dr. Rogério Santos Oliveira (UFOP)
Data da Defesa: 15/12/2010
[DISSERTAÇÃO]


Raquel Guerra -  Currículo Lattes
Orientadora: Profa. Dra. Beatriz Ângela Vieira Cabral

O espaço sonoro em processos de Drama: a voz e os ruídos na construção de narrativas teatrais no contexto escolar.

Resumo: A pesquisa trata da produção vocal e sonora direcionada para o ensino do teatro na escola através da abordagem metodológica do drama, cujo procedimento criativo está associado à construção de narrativas teatrais. A investigação sonora está relacionada a um conjunto de atividades que se caracterizam como jogos, brincadeiras e estratégias capazes de enfatizar a emissão vocal e a composição de sonoridades. A compreensão da voz no teatro é proferida pelo viés da poética e explora os princípios da musicalidade como portadora dos sentidos atribuídos às palavras. O significado é um resultante entre a conotação própria da palavra e o modo como os elementos sonoros estão organizados na vocalização. Em diálogo com a voz, os ruídos compõem o espaço sonoro e são provocados por diferentes materiais (papel, plástico, metal); eles adquirem diferentes sonoridades em função do modo pelo qual os objetos são manipulados (fricção, percussão, etc.) e postos em cena. O potencial sonoro da voz e dos ruídos é explorado durante a narrativa teatral, criada no processo de drama em forma de cenas, composições de atmosferas dramáticas, sonoplastias, jogos vocálicos, entre outras atividades que dão ênfase à produção vocal e de sonoridades. Os processo de drama são relatados como práticas de ensino desenvolvidas no ambiente escolar e estão embasadas por uma teoria educacional que propõe a compreensão do caráter local e específico do conhecimento, relativo à própria experiência pedagógica na qual ele foi produzido.

Banca de Defesa: Profa. Dra. Beatriz Ângela Vieira Cabral (orientadora); Prof. Dr. Stephan Baumgärtel (UDESC); Profa. Dra. Janaína Träsel Martins (UFSC).
Data da Defesa: 22/03/2010
[DISSERTAÇÃO]


Vívian de Camargo Coronato -  Currículo Lattes
Orientadora: Profa. Dra. Vera Collaço

Neide Maria Rosa (Mariarrosa) - Uma (Bio) grafia entre Neides, Marias e Rosas

Resumo:
 A presente dissertação apresenta fragmentos, facetas de Neide Maria Rosa (1936-1994). Nascida em Florianópolis, Neide teve grande destaque na cidade com seu trabalho nas rádios locais e, principalmente, como cantora de voz potente e marcante. Foi “amadrinhada” por Elizeth Cardoso que a convenceu a morar com ela no Rio de Janeiro (meados da década de 1960) e lá participar de vários shows, festivais e programas de rádio e televisão. Com a carreira em ascensão decide repentinamente voltar a Florianópolis, onde tenta atuar como empresária, gerindo diversos estabelecimentos e continua cantando até seu falecimento em 1994. Para tentar abarcar as diversas faces desta personagem, esta pesquisa foi dividida em um Prólogo, três capítulos e um Epílogo. O Prólogo (primeiro capítulo) enfoca Neide Maria como individuo, sua infância, relação familiar e relação mais íntima com os amigos. O segundo capítulo, Neide no rádio, apresenta sua trajetória no rádio e as diversas funções exercidas. O terceiro, denominado Neide cantora society, enfoca a trajetória de Neide como cantora, a sua ascensão em Florianópolis, o apoio de Elizeth Cardoso e sua carreira no Rio de Janeiro. O último capítulo, E outras tantas Rosas, engloba as diversas representações de Neide, Neide empresária, Neide e o carnaval, Neide documentada, Neide em composições, com as imagens criadas pelos amigos e conhecidos, o registro em LP, os dois últimos shows da cantora a doença e morte. O Epílogo apresenta as considerações finais aliadas a um quadro de fragmentos sobre Neide.

Banca de Defesa: Profa. Dra. Vera Collaço (orientadora); Profª. Drª. Maria Brígida de Miranda (UDESC); Profa. Dra. Mirna Spritzer (UFRGS).
Data da Defesa: 19/03/2010
[DISSERTAÇÃO]

 
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