Programa de Pós-Graduação em Teatro

Adriana Patrícia dos Santos - Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. André Luiz Antunes Netto Carreira

Atores Negros e Atrizes Negras, das companhias ao teatro de grupo

Resumo:
 Esta pesquisa propõe um estudo sobre circunstâncias, princípios, formação e a especificidade no trabalho de atores negros e atrizes negras nos coletivos teatrais desde as companhias teatrais da história do teatro brasileiro (TB) até práticas grupais no Brasil contemporâneo. Foram levantadas a presença e experiências de atores negros desde os primórdios do TB, primeiras companhias, bem como a experiência de atores e atrizes negros no contexto do Teatro de Grupo da atualidade. Um dos eixos de reflexão neste estudo foi pensar se o estereótipo sobre o negro na cena brasileira ainda persiste e como se dá o olhar que estereotipia o negro. O propósito foi levantar questionamentos sobre aspectos identitários da negritude veiculados a partir das práticas teatrais e, conseqüentemente, propor uma discussão sobre a prática teatral brasileira enquanto uma arte com referências fundamentalmente européias e norte-americanas. Para isso este estudo buscou uma compreensão das fronteiras entre identidade cultural e processos/procedimentos de criação do ator; procurando perceber como se dá a relação princípios do trabalho do ator em confronto com a cultura e identidade.

Banca de Defesa:  Prof. Dr. André Luiz Antunes Netto Carreira (orientador); Profa. Dra. Vera Collaço (UDESC); Profa. Dra. Leda maria Martins (UFMG).
Data da Defesa: 01/03/2011
[DISSERTAÇÃO]


Alex de Souza - Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. Valmor Beltrame

Só, Mas Bem Acompanhado: Atuação solo e animação de bonecos à vista do público

Resumo:
 A presente dissertação trata da animação de bonecos à vista do público, com foco na atuação solo em cena. Parte-se de um campo de estudo delimitado nas quatro primeiras edições, entre os anos de 2007 e 2010, do Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis – FITAFloripa. Realizam-se primeiramente reflexões sobre as formas de didatismo no teatro de animação, as diferentes faixas etárias almejadas conforme o espetáculo, as transformações nas escolhas e usos de modalidades de animação, além da presença da direção no teatro de animação brasileiro. Ainda tendo como referência os dados quantitativos obtidos pela análise dos 72 espetáculos que compuseram a programação do FITAFloripa no período referido, detalham-se as características da atividade do solista e da animação de bonecos à vista do público no Brasil. Neste aprofundamento discutem-se as relações próprias do solo no teatro de animação e suas principais características, seguido de um levantamento histórico acerca das primeiras incursões brasileiras na animação à vista do público, com suas transformações e distintos modos de atuação encontrados na atualidade. Na última parte do trabalho analisam-se os espetáculos O Incrível Ladrão de Calcinhas e O Princípio do Espanto, a fim de aprofundar o estudo sobre a atuação solo e a animação de bonecos à vista do público. Ambos os espetáculos escolhidos na programação do FITAFloripa apresentam as duas formas de atuação com diferenças que permitem refletir melhor sobre os temas. Os itens aprofundados acerca dos dois espetáculos são a atividade do solista, a animação à vista do público, a direção e a dramaturgia.

Banca de Defesa: Prof. Dr. Valmor Beltrame (orientador); Profa. Dra. Vera Collaço (UDESC); Prof. Dr. Felisberto Sabino da Costa (USP).
Data da Defesa: 30/08/2011
[DISSERTAÇÃO]


Daniel Oliveira da Silva
Orientador: Dra. Maria Brígida de Miranda

A voz invísivel do ator sobre o cinema brasileiro : a busca por discursos sobre formação e técnicas de interpretação e os relatos de Leona Cavalli e Matheus Nachtergaele

Resumo:
Esta dissertação de mestrado considera a escassez de publicações sobre interpretação para cinema e principalmente de discursos escritos e publicados por atores, e propõe uma reflexão sobre a invisibilidade da "voz" do ator na teoria sobre seu ofício no cinema. Como objeto de pesquisa foram escolhidos dois dos mais representativos intérpretes da produção contemporânea de cinema no Brasil, Leona Cavalli e Matheus Nachtergaele, dois atores oriundos do teatro que começaram suas carreiras cinematográficas sem possuir formação específica para o trabalho frente às câmeras na segunda metade da década de 1990, período que passa a ser denominado no Brasil como "Cinema da Retomada". Os depoimentos destes dois atores, portanto, dão base ao estudo, criando um diálogo entre os conceitos abordados em suas experiências práticas e a as ideias de pesquisadores, diretores e críticos de cinema que se dedicaram em seus estudos a discutir o trabalho de atores e atrizes nesta linguagem artística. Assim, serão também abordados temas como a preparação de elencos, o uso de "não-atores" na produção nacional e a criação de elencos mistos, o processo criativo de atores em momentos de ensaio, laboratório e preparação, além de experiências criativas no set de filmagem que propõem ao ator um espaço de criação e colaboração.

Data da Defesa:
[DISSERTAÇÃO]


Diego de Medeiros Pereira -  Currículo Lattes
Orientadora: Profa. Dra. Beatriz Ângela Vieira Cabral

Commedia dell’Arte e Educação Infantil: Um Processo de Formação de Professores

Resumo:
 Este estudo baseia-se na possível contribuição da Commedia dell.arte para a formação de professores. A partir da investigação dos personagens “tipos” da Commedia, busquei explorar e expandir o repertório corporal e expressivo de 14 professoras da rede de Educação Infantil do município de Florianópolis, capacitando-as a introdução do trabalho teatral com crianças. Para realizar essa investigação, desenvolvi com essas professoras uma oficina que consistia em um processo de apropriação e ressignificação de elementos da Commedia dell.arte. O resultado dessa oficina foi a criação de um espetáculo apresentado em 08 unidades da Educação Infantil desse município. Uma investigação teórica sobre o papel do professor como ampliador do capital cultural da criança serviu como base para essa prática.

Banca de Defesa: Profa. Dra. Beatriz Ângela Vieira Cabral (orientadora); Profa. Dra. Vera Collaço (UDESC); Profa. Vera Bertoni (UFRGS).
Data da Defesa: 25/02/2011
[DISSERTAÇÃO]



Emerson Cardoso Nascimento - Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. Valmor Beltrame

A (re)descoberta da sombra: experiência realizada com educadores na cidade de Imbituba - SC

Resumo:
 O estudo descreve e analisa as atividades desenvolvidas com Teatro de Sombras em duas oficinas realizadas com educadores na cidade de Imbituba – SC, no período de 04 de maio a 28 de julho de 2010. Ideias sobre (re)descoberta da sombra e experiência são debatidas ao longo das três etapas da pesquisa. Na primeira etapa, o levantamento bibliográfico subsidia estudos sobre elementos históricos e técnicos sobre a arte do Teatro de Sombras, enfatizando o trabalho do ator-animador, as telas, as fontes luminosas e as silhuetas. A segunda e a terceira etapa são dedicadas à descrição e análise das oficinas, nas quais são apresentados o perfil dos participantes, as atividades e os jogos teatrais desenvolvidos, além dos materiais utilizados na realização das cenas. Parte dos procedimentos pedagógicos realizados nas oficinas se apoiou na metodologia proposta por Viola Spolin. Textos de autores, como John Dewey, Walter Benjamin e Jorge Larrosa Bondía, subsidiaram teoricamente a realização das análises da experiência. O estudo destaca ainda os procedimentos de criação das cenas e o trabalho final apresentado ao público. O texto privilegia a apresentação das impressões dos participantes e fotos das oficinas.

Banca de Defesa: Prof. Dr. Valmor Beltrame (orientador); Profa. Dra. Beatriz Ângela Vieira Cabral (UDESC) e Profa. Dra. Izabela Costa Brochado (UnB).
Data da Defesa: 23/08/2011
[DISSERTAÇÃO]


Fabiana Lazzari de Oliveira  - Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. Milton de Andrade

Alumbramentos de um Corpo Em Sombras: o Ator da Companhia Teatro Lumbra de Animação

Resumo:
 A presente pesquisa traz um estudo teórico-prático sobre o ator-animador da Companhia Teatro Lumbra de Animação. A intenção da pesquisa foi entender as relações que ligam o ator-animador à silhueta, à sombra de seu corpo, à sua voz, ao seu corpo e como se estabelecem essas relações no processo de criação no Teatro de Sombras considerando os elementos: espaço, iluminação, dramaturgia e cenografia. É uma pesquisa qualitativa exploratória tendo como base a pesquisa bibliográfica, o levantamento de dados e o estudo de caso. Fez-se a pesquisa de campo com os integrantes da Companhia Teatro Lumbra de Animação para que, além de explorar teoricamente os processos criativos do trabalho do ator-animador, também se pudesse perceber como o corpo age no ofício da animação. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com os integrantes do Grupo, documentos da Companhia Teatro Lumbra de Animação, com o diário de bordo dos processos criativos, fotografias, vídeos, e textos escritos pelos integrantes da mesma. O resultado do trabalho traz algumas considerações importantes sobre as bases necessárias para o trabalho desses atores e mostra que a experimentação é o principal recurso para quem quer se aprofundar e buscar o caminho das sombras.

Banca de Defesa: Prof. Dr. Milton de Andrade (orientador); Prof. Dr. Valmor Beltrame (UDESC); Profa. Dra. Izabela Brochado (UnB).
Data da Defesa: 24/08/2011
[DISSERTAÇÃO]


Giselly Brasil -  Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. Edélcio Mostaço

Trajetos do espectador nas travessias de Lygia Clark e Pina Bausch

Resumo:
 Esta dissertação tem como objetivo investigar processos de produção da arte contemporânea que se fundamentam em princípios de interação e experiência estética. Para tanto, serão analisados os procedimentos sugeridos pelas artistas Lygia Clark e Pina Bausch. A obra como dispositivo que provoca a ação e a percepção do espectador é o eixo central desta pesquisa. O fenômeno da arte, neste contexto, se dá na articulação entre sujeito, objeto e espaço. Todos acontecendo ao mesmo tempo. Público e obra pretendem formar uma única paisagem. Eles não estão separados, mas se constituem reciprocamente. O lugar do espectador torna-se também o lugar da obra. Este trabalho se constroi sobre referências bibliográficas que abordam a experiência como evento que incentiva a participação do espectador a partir de aproximações, questionamentos e revelações. Movimentos estes que coincidem com o deslocamento do olhar e com a transformação de sentidos instituídos. As propostas e reflexões sugeridas pelas artistas fornecem material para a especulação da arte e do ambiente teatral contemporâneo como campo em expansão – lugar que ultrapassa os limites das linguagens e se legitima como campo de experiência que solicita um olhar antropofágico, olhar que observa e absorve o mundo como pela primeira vez.

Banca de Defesa: Prof. Dr. Edélcio Mostaço (orientador); Profa. Dra. Sandra Meyer (UDESC); Profa. Dra. Elisabeth Lopes (USP).
Data da Defesa: 03/09/2011
[DISSERTAÇÃO]


Ivo Godois -  Currículo Lattes
Orientadora: Profa. Dra. Vera Collaço

Um Palco Iluminado: O Teatro Álvaro de Carvalho em Florianópolis  SC – Década de 1980

Resumo: Nesta dissertação analiso os processos de aprendizagem sobre iluminação cênica pelo corpo técnico do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), em Florianópolis, na década de 1980. Aponto o técnico em iluminação do TAC, Carlos Antônio Falcão Cavalcante Lins como uma pessoa fundamental na disseminação deste conhecimento, pesquisa esta composta em três capítulos, sendo que o primeiro capítulo denomina-se Espaço e Entorno: iluminar os arrabaldes, cujo foco está na análise da parte externa da edificação e suas relações circunvizinhas. Neste capítulo abordo as transformações ocorridas na aparência externa desta edificação até a sua configuração final na década de 1980. No segundo capítulo, denominado: O Teatro Visto da Ponte: iluminar os bastidores adentro no espaço que abriga o espectador, ou seja, o lado interno do TAC. Descrevo suas modificações ao longo dos anos, a configuração de um palco com tipologia à Italiana, as escadarias, cabine de operações técnicas, corredores subterrâneos e a caixa cênica onde se executam os efeitos de iluminação, incluindo evolução histórica sobre a iluminação nessa casa. O terceiro capítulo denomina-se: A Luz do Aprendizado: Bastidores do Conhecimento, no qual descrevo os processos de aprendizagem e transmissão dos conhecimentos na área de iluminação cênica na década de 1980. Apresento definições de termos técnicos, os iluminadores que trabalharam na casa, com enfoque no aprendizado desses profissionais de iluminação. No encerramento deste capítulo faço uma abordagem sobre o técnico e iluminador Carlos Falcão, narrando-o como disseminador desses conhecimentos em Florianópolis e por extensão no estado catarinense.

Banca de Defesa: Profa. Dra. Vera Collaço (orientadora); Sandra Meyer Nunes (UDESC); Prof. Dr. José Sávio Oliveira de Araújo (UFRN).
Data da Defesa: 27/03/2011
[DISSERTAÇÃO]


Laédio José Martins -  Currículo Lattes
Orientadora: Profa. Dra. Vera Regina Martins Collaço

Análise ativa: uma abordagem do método das ações físicas na perspectiva do curso de direção teatral da Universidade Federal de Santa Maria/RS 

Resumo: Este trabalho trata do processo de formação artística em Direção Teatral descrito da perspectiva do Método da Análise Ativa. O Método foi desenvolvido na Rússia por Konstantin Stanislávski (1863-1938) e transmitido por um de seus alunos, Gueorgui Tovstonógov (1915-1989) à Nair Dagostini (19_ _ ), primeira brasileira a estudar no Instituto Estatal de Teatro, Cinema e Música de Leningrado (1978-1981). Seu aprendizado reverbera no Curso de Direção e Interpretação Teatral da Universidade Federal de Santa Maria/RS no período de 1994-2004, tempo durante o qual pode aplicar algumas das metodologias do paradigma que encontrou na URSS. O Plano Político Pedagógico que Dagostini ajudou a formular foi construído sobre uma base comum para atores e diretores e o Método da Análise Ativa ocupou o lugar de centro unificador do processo de educação e formação do artista. A aproximação ao Método se dava gradualmente ao longo dos três primeiros semestres e continuava sendo aplicado como metodologia para a concretização do processo de transposição do texto para a cena durante a graduação. A Análise Ativa, por intermédio do Método das Ações Físicas – que possibilita a aquisição e domínio dos elementos do Sistema Stanislávski – faculta o diretor conduzir o ator no percurso de concretização da ideia central da obra que se monta, inserindo o ator no universo da peça e desvendando através da ação proposta pelas circunstâncias dadas a intimidade das relações estabelecidas pelo autor, o que está por detrás das palavras. 

Banca de Defesa: Profa. Dra. Vera Regina Martins Collaço (orientadora); Profa. Dra. Maria Brígida de Miranda (UDESC) e Prof. Dr. Robson Corrêa Camargo (UFG).
Data da Defesa: 24/03/2011

[DISSERTAÇÃO]


Laudemir Pereira dos Santos - Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. José RonaldoFaleiro

Tela e Presença: O ator e a câmera na cena contemporânea

Resumo:
 Esse estudo aborda algumas possibilidades da relação do ator com a câmera e as categorias de presença que identifico na cena contemporânea. Neste sentido, busco demonstrar a importância da presença cênica no espaço constituído a partir do encontro entre o tele/espectador e o ator/atriz. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida tendo como fundamento o diálogo entre as reflexões filosóficas da fenomenologia de Martin Heidegger (conceito de Dasein) e as experiências dos atores Yoshi Oida e Ryszard Cieslak. Em um segundo momento será problematizado a forma como o ator/atriz se relaciona com a câmera e as categorias: tele/presença e co/presença, através da análise do espetáculo Somático. Para finalizar, apresento e analiso uma experiência audiovisual desenvolvida junto a Cia Pã de Teatro. O presente estudo é divido em 3 partes (capítulos), cuja intenção é que cada uma das partes seja vista como um fotograma, ou seja, um fragmento independente que encontre nas outras partes a razão de sua presença.

Banca de Defesa: Prof. Dr. José Ronaldo Faleiro (orientador); Prof. Dr. Stephan Baumgärtel (UDESC); Prof. Dr. Marco Antônio Castelli (UFSC).
Data da defesa: 09/05/2011
[DISSERTAÇÃO]


Marcelle Teixeira Coelho - Currículo Lattes
Orientadora: Profa. Dra. Sandra Meyer

O corpo no teatro de animação: contribuições da educação somática na formação do ator

Resumo: Esse estudo aborda possíveis contribuições da Educação Somática no trabalho corporal do ator no Teatro de Animação. A pesquisa baseou-se na prática pedagógica desenvolvida por Jo Lacrosse e Claire Heggen, professores da École Supérieure Nationale des Arts de la Marionnette, em Charleville-Mézières, França. Ambos os professores utilizam três abordagens somáticas – Método Feldenkrais, Eutonia e Técnica de Alexander como suporte para o trabalho corporal do ator animador. As teorias desenvolvidas por Moshé Feldenkrais, Gerda Alexander e Matthias Alexander referenciam este estudo, aliado a artigos e entrevistas realizadas com os dois professores, quatro alunos e um ex-aluno da escola francesa. Autores como Marcos Souza (2005), Ana Maria Amaral (2002), José Parente (2007), Michael Meschke (1988), Freddy Artiles (1998), Rafael Curti (2007), Felisberto Costa (2000) e Valmor Beltrame (2005) contribuem para a compreensão da importância do trabalho corporal na formação do ator animador. O estudo O CORPO NO TEATRO DE ANIMAÇÃO: contribuições da EDUCAÇÃO SOMÁTICA na formação do ator enfatiza o papel das práticas somáticas como facilitadoras do desenvolvimento da qualidade expressiva do movimento e como meio de evitar o surgimento de problemas posturais decorrentes da postura extracotidiana de animação. O Método Feldenkrais, a Eutonia e a Técnica de Alexander favorecem a organização do movimento, por meio do uso dos apoios da estrutura óssea, do equilíbrio do tônus muscular e do uso da musculatura profunda como suporte para realizar o movimento.

Banca de Defesa: Profa. Dra. Sandra Meyer (orientadora); Profa. Dra. Vera Collaço (UDESC) e Profa. Dra. Suzane Weber da Silva (UFRGS).
Data da Defesa: 22/03/2011

[DISSERTAÇÃO]


Morgana Fernandes Martins -  Currículo Lattes
Orientadora: Profa. Dra. Vera Collaço (orientadora); Prof. Dr.  Luiz Otávio Carvalho Gonçalves de Souza (UFMG); Profa. Dra. Maria Brígida de Miranda (UDESC).

O SOM OUVIDO, VISTO E SENTIDO - O repertório sonoro da cena teatral e a dramaturgia sonora dos espetáculos do Circo Teatro Udi Grudi

Resumo:
 A presente pesquisa tem como principais focos a análise do repertório sonoro no âmbito teatral e como este elemento cênico pode se tornar o condutor da dramaturgia da cena. Essa análise explora diversas vertentes do tema, partindo da importância e das funções do repertório sonoro em meio ao contexto cênico. A explanação dos assuntos levantados é discutida e refletida por meio do estudo realizado sobre o trabalho do Circo Teatro Udi Grudi de Brasília. Esse grupo dedica grande destaque e diversidade aos repertórios sonoros de seus espetáculos teatrais. São três os trabalhos do grupo analisados nesta dissertação: O Cano, O Ovo e A Devolução Industrial. Nos três espetáculos é possível perceber, cada um a sua maneira, que o repertório sonoro é o condutor da dramaturgia da cena. Como sustentação da base teórica deste estudo recorri aos autores Lívio Tragtenberg, Luiz Otávio Carvalho Gonçalves de Souza e Roberto Gill Camargo, pesquisadores práticos e teóricos a respeito do tema. E para aprofundar a discussão utilizei também as teorias de José Miguel Wisnik e Murray Schafer, autores que discorrem de maneira reflexiva a respeito do som.

Banca de Defesa: Profa. Dra. Vera Collaço (orientadora); Profa. Dra.  Izabela Costa Brochado(UnB); Profa. Dra. Beatriz Ângela Vieira Cabral (UDESC).
Data da Defesa: 19/08/2011
[DISSERTAÇÃO]


Patricia Leandra Barrufi Pinheiro - Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. André Luiz Antunes Netto Carreira

TEATRALIDADE E PROCESSOS CRIATIVOS NO ESPAÇO CIDADE - Experiências no Teatro Brasileiro Contemporâneo

Resumo:
 Este estudo tem como objetivo a compreensão sobre a noção de teatralidade urbana dentro do contexto do teatro de rua nacional contemporâneo. São utilizadas como base as encenações Das Saborosas Aventuras de Dom Quixote de La Mancha e seu Escudeiro Sancho Pança - Um capítulo que poderia ter sido do grupo teatral Teatro que Roda (Goiânia/GO), Dar não dói, o que dói é resistir do grupo Tá Na Rua (Rio de Janeiro/RJ) e Mithologias do Clã do coletivo Falos & Stercus (Porto Alegre/RS). A pesquisa se dá a partir de estudo de campo e entrevistas aliados à bibliografia vigente. No decorrer do trabalho contextualizo a história das cidades, assim como suas utilizações teatrais, dos primórdios até a atualidade, afim de compreender o teatro de rua existente na contemporaneidade e o modo de criação cênica para esse espaço específico. Para tanto utilizo conceitos pertinentes a esta pesquisa com o intuito de entender a questão do fluxo, ambiente e outros usos que os cidadãos criam dentro do espaço urbano e que podem ser relacionados com a criação artística.

Banca de Defesa: Prof. Dr. André Luiz Antunes Netto Carreira (orientador); Prof. Dr. Stephan Baumgärtel (UDESC); Prof. Dr. Narciso Larangeira Telles da Silva (UFU).
Data da Defesa: 01/03/2011
[DISSERTAÇÃO]


Paula Bittencourt de Farias -  Currículo Lattes
Orientador: Prof. Dr. José Ronaldo Faleiro
Co-orientador: Prof. Dr. Rafael Raffaelli

O BOBO DA CORTE - Uma Perspectiva da Bobagem Trágica em Shakespeare

Resumo:
 A pesquisa objetiva investigar a composição dramática dos Bobos de três peças de Shakespeare, verificando a função do humor no desenrolar da trama. Os Bobos estudados são: Toque de "Do seu Jeito"; Feste de "Noite de Reis"; e o Bobo de "Rei Lear". A partir da reconstituição dos aspectos cômicos de figuras ancestrais e da cultura cômica popular da Idade Média e do Renascimento, é investigado no primeiro capítulo, a história dos Bobos verídicos, seus tipos, suas características e influências. No segundo capítulo é feita uma descrição dos Bobos na dramaturgia shakespeariana com base nas suas principais características e uma análise embasada nas "categorias" primeiramente do Bobo "Fool", ou seja, aquele que joga, que diverte, parte do corpo, das paixões e da loucura. E depois do Bobo "Jester", que é mais filosófico, que joga com o sagrado e que parte da razão. Por fim, conclui-se que os Bobos de Shakespeare mostram a expressão verdadeira dessas figuras, e sua força universal, que ultrapassa tempo e espaço, mantendo-se sempre atuais.

Banca de Defesa: Profa. Dra. Vera Collaço (coordenadora do PPGT); Prof. Dr. Valmor Beltrame (UDESC); Profa. Dra. Janaína Trasel Martins (UFSC).
Data da Defesa: 24/03/2011
[DISSERTAÇÃO]


Samuel Ivan Kühn - Currículo Lattes
Orientadora: Profa. Dra. Beatriz Ângela Vieira Cabral

João do Rio in Drama

Resumo: O presente trabalho descreve um processo em drama (conceito inglês também conhecido por process drama) intitulado ‘João do Rio in drama’, realizado com alunos de graduação em teatro da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), no ano de 2009. Para esse processo ocorrer foi feito um estudo da vida e obra do escritor da belle époque brasileira, João do Rio, bem como pesquisada a história e as definições da figura dândi e do dandismo. Questões acerca dos conceitos de teatralidade e de performatividade estão inseridas nesse trabalho, buscando no drama um diálogo com a prática teatral e a pedagogia do teatro na contemporaneidade.

Banca de Defesa: Profa. Dra. Beatriz Ângela Vieira Cabral (orientadora); Prof. Dr. Stephan Baumgärtel (UDESC); Profa. Dra.Mirna Spritzer (UFRGS).
Data da Defesa: 02/03/2011
[DISSERTAÇÃO]


Wellington Menegaz de Paula - Currículo Lattes
Orientadora: Profa. Dra. Márcia Pompeo Nogueira

O teatro e os adolescentes do Canaã: aspectos artísticos e comunitários

Resumo:
 Esta dissertação refere-se às montagens - Romeu e Julieta na Terra Prometida, As Mil e uma Noites, Sol Ardente, e Depois Daquela Viagem - realizadas no período de 2005 a 2007, como projeto extracurricular da Escola Municipal Doutor Gladsen Guerra de Rezende, localizada no Jardim Canaã, Uberlândia, Minas Gerais. A pesquisa se inicia com a apresentação de três referências importantes para se entender o trabalho teatral aqui analisado: o contexto em que o projeto acontece, o bairro Jardim Canaã, suas características econômicas, sociais e culturais; os referenciais teóricos que ajudam a entender os sujeitos da pesquisa, os jovens que tomaram parte dos projetos; e os objetivos da escola na estruturação dos projetos extracurriculares, que são a base doProjeto de Teatro. Em seguida, as estratégias metodológicas presentes na criação de cada espetáculo são analisadas, levando-se em conta a forma como a linguagem teatral se relacionou com os adolescentes do projeto. Os aspectos comunitários dos processos são analisados a partir de quatro princípios formulados por Jan Cohen Cruz: cultura ativa, hifenação, contexto comum e reciprocidade. As práticas teatrais, aqui analisadas, percorrem de formas diferentes, dois extremos de uma polaridade: o espaço que existe entre os objetivos puramente artísticos e aqueles voltados para os interesses e necessidades da comunidade. Nessa óptica, a pesquisa busca saber em que ponto a proposta teatral realizada se situa no percurso entre esses dois extremos, de forma a responder à pergunta: uma ação teatral pode estar comprometida com os interesses e necessidades da comunidade sem com isso perder o foco nos aspectos relacionados à linguagem artística?

Banca de Defesa: Profa. Dra. Márcia Pompeo Nogueira (orientadora); Prof. Dr. Milton de Andrade (UDESC); Prof. Dr. Narciso Telles (UFU).
Data da Defesa: 13/09/2011
[DISSERTAÇÃO]

 
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